Avaliação do Curso
Vivendo em uma sociedade marcada pela rapidez da informação a necessidade de formação quanto o uso das novas tecnologias é urgente para todos os profissionais, principalmente os da educação. Nesse contexto tivemos a oportunidade de participar do PROINFO que ofereceu um espaço favorável para o aprendizado do uso das ferramentas que fazem parte das novas tecnologias.
A Unidade 1 foi muito importante, favoreceu a discussão da tecnologia na sociedade, proporcionando momentos de reflexão sobre as possibilidades do uso da tecnologia na escola bem como a necessidade de uma formação contínua para o professor. A preparação a partir dos conhecimentos básicos sobre o computador e as atividades realizadas para praticar o uso de cada programa apresentado proporcionou a todos a possibilidade de continuar o curso uma vez que tínhamos colegas que não apresentavam esse conhecimento e outros que já dominava com melhor precisão.
Editar textos, fazer tabelas, horários e preparar aulas foram atividades muito significativas, pois como educadores temos o compromisso de tornar nossos alunos autônomos, então precisamos estar preparados para fazer do sistema educacional o meio em que a produção do conhecimento possa realmente levar nosso aluno a converter informação em conhecimento como diz Pozo disponívelHTTP://wwwrevistapatio.com.br/sumario_conteúdo.asp?id=368.
Realizar estudos sobre o novo panorama da sociedade, as novas tecnologias, a aprendizagem, os projetos e o currículo nos faz confirmar as palavras de Dowbor citada no material de pesquisa ‘As tecnologias são importantes, mas não apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico “(Dowbor, L, 2011).
As aulas do curso reforçaram esse pensamento, pois não apresentava apenas o lado técnico mais nos levou a praticar todos os assuntos abordados.
As situações de aprendizagens criadas realmente instigaram uma reflexão profunda sobre o uso das Tic’s em nossa prática pedagógica.
Não podemos deixar de destacar a importância dos eixos Projetos, Currículo e Tecnologia, marcado pela fundamentação, destacando Pestalozzi, Froebel, Decroly, Montessori, Dewey, Freinet, Freire, Paget, Hernandez e Vygotsky, fazendo um resgate histórico e apresentando a influência desses educadores na educação.
Analisar as etapas de um projeto realizado é refletir sobre contextualização e a articulação entre inter e transdisciplinar e reforçar a ideia de que a prática pedagógica por meio de projetos é a forma de conceber uma educação envolvendo aluno, professor e os recursos disponíveis.
No trabalho com projetos não podemos esquecer a afirmação de Hernandes que enfatiza “o projeto não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função da escola”. E repensar a função da escola significa rever os currículos, tornando-o uma ferramenta que aponta múltiplos conhecimentos, incentive a construção de novos saberes sem esquecer o contexto atual, a cultura local e global fazendo uso da tecnologia como ferramenta de aproximação e construção de informação em novos saberes.
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