sexta-feira, 9 de setembro de 2011

RELATO DE EXPERIÊNCIA


As reformas educacionais vêm provocando mudanças significativas em sala de aula, exigindo uma postura do professor diante de sua prática, que deverá ser capaz de mediar situações de aprendizagem no contexto atual da escola e da sociedade. A prática pedagógica por meio de projetos é uma forma de realizar uma interação entre professor, aluno e o objeto de investigação proposto pelo projeto. No caso específico do projeto A Química no Cotidiano: uma relação possível e necessária buscou provocar situações cotidianas que envolvem a química.  Os cidadãos interagem com o conhecimento químico por diferentes meios, mas não tem muitas vezes consciência dos fundamentos da química que ocorrem no mundo físico em que vivem.
            A partir deste contexto aproveitamos  o espaço favorável para compreender a ciência como um processo de produção do conhecimento sendo possível fazer relações entre o conhecimento científico e as condições de vida já que a química está presente em nosso cotidiano, mas mesmo assim continua sendo uma disciplina em que os alunos apresentam dificuldades na aprendizagem.
             Objetivando despertar o interesse pela química através da utilização da química da limpeza e o uso da química para solucionar problemas no cotidiano, buscou-se possibilitar ao aluno a compreensão desses processos químicos através de atividades práticas com a produção de produtos de limpeza. Essa proposta também fortaleceu a articulação entre teoria e prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, exigindo um planejamento prévio, das atividades desenvolvidas no projeto. A realização do projeto estimulou a pesquisa dos alunos de Química e também estimulou a participação de todos envolvidos nas atividades. Essa é uma das vantagens de trabalhar com projetos uma vez que, a investigação, reflexão, descoberta e construção do conhecimento estão sempre presente quando se realiza atividades a partir de projetos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário