segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Projeto de Vida

PROJETO DE VIDA
                Segundo Machado, “projeto é lançar-se para o futuro. É a busca pelo que se pretende ser e conhecer.” A partir do contexto de projeto Machado destaca que o destino dos estudantes está ligado a capacidade de criar perguntas e estimular o interesse para lançar-se sobre elas.
                Com relação  a Certeza da Dúvida o professor destaca que o projeto não pode apresentar metas triviais.
O projeto precisa envolvê-los em dúvidas sinceras, para motivar e despertar o interesse e a criatividade.
                O professor faz referência aos Espaços de Convivência, Machado destaca a importância dos espaços para favorecer a interação pessoal entre alunos e educador. Por esses motivos o professor defende ser necessário que o professor disponha de tempo para ficar na escola, participar de projetos e de viagens de estudos.
                O professor ainda destaca o Projeto Faculdade, apresentando o que ocorre na USP que existem 100 mil alunos que disputam 8 mil vagas. Dessas vagas apenas 5 mil se formam. Outros trocam de curso ou levam de 8 a 9 anos para concluir. Por esses motivos ele defende a ideia de do desenvolvimento de um projeto para estimular o aluno a projetar-se para  frente, para o futuro, com uma meta a ser alcançada, uma dúvida a ser respondida, com busca de conhecimentos, procurando o desenvolvimento de projetos reais e substanciais para o futuro do aluno, preparando-o inclusive para seus projetos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário