segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Projeto e Suas Características

UNIDADE III – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS
                        TURMA: NTE - DIRED
                        TUTORA : Paula Edilma da Silva Lima
                        CURSISTA: Vanúcia Dias Viana

Projeto e Suas Características
                Na sociedade do conhecimento e da tecnologia é necessário repensar o papel da escola.
                O ensino organizado de forma padronizada, a memorização de definições e as soluções padronizadas não atendem as exigências deste novo paradigma.
                O momento requer mudanças, é necessário um novo posicionamento do individuo que enfatize a crítica e a reflexão.
                Nessa perspectiva a melhor forma de ensinar é aquela que estimule o desenvolvimento de competência para lidar com as características da sociedade atual.
                Para estimular a aprendizagem e desenvolver as características tão importantes para o educando na atual sociedade Prado, 2009, destaca como fundamental o envolvimento do aluno, o estímulo, a observação e interpretação dos aspectos de natureza sociais e humanos, a compreensão da relação entre fatores que podem intervir nos fenômenos e no desenvolvimento humano também devem ser estimulada ou seja a educação deve propiciar o processo de reconstrução do conhecimento, a compreensão da realidade, sendo tudo tratado por meio das inter-relações.
                Nesse sentido Prado, 2009 destaca o currículo por área que evidencia as especificidades da cada área e ao mesmo tempo explicita a necessidade de integrá-las. Isso evidencia a necessidade de trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades. Isso evidencia a necessidade de trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades, as quais se desenvolvem por meio de ações e de vários níveis de reflexão.
                Sendo a tecnologia um elemento da cultura bastante expressivo, ela precisa ser devidamente compreendida em termos dos processos de ensino aprendizagem.
É importante que o professo, possa conhecer as potencialidades e as limitações pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias.
A partir do questionamento como o professor pode desenvolver a prática pedagógica integradora contemplando os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis nas escolas?
                Para resolver tais questionamentos a sugestão seria potencializar e articular o trabalho por projetos.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário